Intercâmbio

Como Solicitar o Atestado de Residência Nos EUA

Como Solicitar Atestado de Residencia dos Estados Unidos

Viver um ano no exterior é tempo suficiente para acumular muitas coisas como roupas, sapatos, livros, itens de decoração, eletrônicos, produtos de higiene, e etc. E nós só percebemos isso na hora de fazer as malas. O grande problema é na hora de passar na alfândega quando retornamos ao Brasil. Devido a grande quantidade de bagagem você pode ser taxado. Para evitar esse transtorno você pode solicitar o Atestado de Residência, onde comprova que você morou nos Estados Unidos por um ano ou mais, “explicando” assim o motivo de você ter tantas malas.

Para tirar o atestado você deve entrar em contato com o consulado brasileiro mais próximo de você. Confira a lista abaixo:

Consulado do Brasil – Boston contato.boston@itamaraty.gov.br
Consulado do Brasil – Chicago legal.chicago@itamaraty.gov.br
Consulado do Brasil – Houston consular.houston@itamaraty.gov.br
Consulado do Brasil – Los Angeles notarial.losangeles@itamaraty.gov.br
Consulado do Brasil – Miami consular.miami@itamaraty.gov.br
Consulado do Brasil – Nova Iorque cg.novayork@itamaraty.gov.br
Consulado do Brasil – São Franscico legal.sf@itamaraty.gov.br
Consulado do Brasil – Washington DC atos.cgwashington@itamaraty.gov.br

Se você mora perto de algum consulado, você pode solicitar pessoalmente ou via correio. Como eu morava perto de Washington DC eu solicitei pessoalmente.

Documentos Necessários

Isso pode variar de consulado para consulado, por isso entre em contato para saber melhor. Porém os que eu precisei foram:

  • Passaporte brasileiro original ou cópia notarizada;
  • Origial ou cópia notarizada de documentos comprobatórios do período e endereço de residência no exterior (eu levei meu DS 2019 e a fatura do banco para comprovar endereço);
  • Formulário “Atestado de Residência”(Fazer o download do formulário no site do Consulado);
  • Comprovante de pagamento da taxa consular (Você deve pagar a taxa no US Postal Service – “Correios” dos EUA. Solicite um “Money Order” no valor indicado pelo Consulado em nome de “Consulate General of Brazil”).

*Para saber sobre o Procedimento via Correio acesse o site do consulado mais perto de você.

Assim que juntei todos os documentos, eu fui até o consulado. O processo foi muito rápido (não sei se foi pela época e horário – fui no final de abril, por volta das 10 horas da manha). Fui chamada logo que cheguei, entreguei os documentos e em menos de 15 minutos eu já estava saindo de lá com o atestado em mãos.

Infelizmente esse atestado não garante com 100% de certeza que você não será taxado. Você pode  não ser taxado, como pode ter que pagar 50% das taxas ou o valor integral. Uma dica que recebi no próprio consulado é tirar o atestado mais próximo da data de embarque possível. Assim tem mais chances da alfândega aceitar o documento.

Eu voltei com 3 malas grandes, uma média, uma mala de mão e uma mochila com celulares, notebooks, cameras, roupas, sapatos, acessórios, etc… (foram 2 anos morando fora). E graças a Deus não fui taxada (mesmo tirando o atestado de residência mais de um mês antes).

Espero que tenha ajudado.

E qualquer dúvida é só deixar nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Deixe uma resposta